Criar uma Loja Virtual Grátis

Rating: 2.6/5 (207 votos)




Partilhe esta Página



Total de visitas: 43656
Traça
Traça

Traça  Sob o nome genérico de “traças”, estão três grupos de insetos reunidos em duas Ordens, as “traças dos livros” ou “traças prateadas”, Ordem Thysanura; e as “traças das roupas” e “traças de produtos armazenados”, ambas pertencentes à Ordem Lepidoptera (mariposas e borboletas).

Em áreas urbanas, as traças podem infestar roupas, papéis, estofados, livros, frutas secas, grãos ou outros alimentos armazenados e muitos outros produtos manufaturados. Em culturas agrícolas, atacam hortaliças e frutos frescos, e outras, se alimentam da cera dos favos produzidos pelas abelhas, destruindo-os e causando perdas aos criadores de abelhas melíferas.

Habitat das traças

As traças têm preferência por ambientes úmidos e apresentam hábitos diurnos e noturnos, sendo ativas à noite e escondendo-se durante o dia, evitando contato direto com a luz. Assim, ao acender-se a luz de um aposento, as traças procuram se esconder em frestas ou atrás de móveis e quadros. São muito ágeis e escondem-se rapidamente em frestas de móveis, armários, rodapés e caixas, sendo este último, o principal veículo de dispersão do inseto, levada junto a livros e utensílios domésticos em casos de mudança.

Algumas traças adaptaram-se muito bem ao ambiente urbano, como a espécie Lepisma saccharina L. São onívoras, alimentando-se do amido de papéis velhos, capas de livros (papelão), papel de parede, cola de livros, roupas, lençóis e sedas, além de farináceos em geral. Em museus, bibliotecas, tecelagens, supermercados, hotéis e em muitos outros estabelecimentos comerciais, as traças devem ser monitoradas com rigor, para evitar infestações severas e danos significativos.  

Traças dos Livros  ( Ordem: Thysanura) 

O nome da ordem significa: “thysanus” (do grego: fio) e “oura” (do grego: cauda) e refere-se à posse de três filamentos caudais, sendo um par de cercos longos e um apêndice mediano, também longo.

Os tisanuros não são importantes do ponto de vista econômico e da saúde. São ápteros (não apresentam asas); pequenos (o maior tem cerca de 5 centímetros de comprimento); de corpo muito delicado, estreito e geralmente achatado dorso-ventralmente; sem revestimento ou com escamas. Apresentam cabeça prognata ou hipognata, olhos compostos reduzidos ou ausentes, antenas filiformes, aparelho bucal mastigador e abdômen de 11 segmentos.

Os tisanuros são insetos ametábolos, isto é, não passam por metamorfose, as fases jovens são semelhantes à fase adulta, diferenciando-se apenas no tamanho e na maturidade sexual.

Dependendo da espécie, clima, fonte alimentar, entre muitos outros fatores, dos ovos podem eclodir, em aproximadamente entre 10 a 60 dias, formas jovens que passam por mudas consecutivas, demorando em média de 2 a 3 meses até chegarem à fase adulta, quando o crescimento cessa. As traças adultas podem viver por mais de quatro anos.

A traça dos livros lembra o aspecto de um peixe prateado, denominado na língua inglesa como "silverfish”. A maioria das espécies encontradas em áreas urbanas (residências, comércio, etc.) tem coloração cinza prateada.