Criar um Site Grátis Fantástico

Rating: 2.6/5 (205 votos)




Partilhe esta Página



Total de visitas: 43535
Morcego
Morcego

Morcego 

                                          Morcego 

TIPOS DE DOENÇA.

Raiva

1. O que é raiva? A raiva é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus, que acomete mamíferos, inclusive o homem.

2. Qualquer pessoa pode contrair a doença? Todos são susceptíveis a raiva, não importando sexo, raça ou idade.

3. Como as pessoas contraem a raiva? A doença é transmitida ao homem principalmente através da mordedura de animais infectados. Ainda existem as possibilidades, mais raras, de se contrair a doença por contato com material infectado de um animal raivoso, como a saliva diretamente nos olhos, mucosas ou feridas. Aida outros meio que pode ser transmitidas a doença são: lambedura e/ou arranhadura de animais doentes.

4. Quanto tempo a doença demora para se manifestar? A manifestação da doença clínica é variável, desde dias até anos, com uma média de 45 dias no homem e de 10 dias a 2 meses no cão. Em crianças existe uma tendência a ter esse tempo menor quando comparado com adultos.

5. Quais são os sintomas da doença? Nos 2 a 4 dias iniciais o paciente apresenta sintomas inespecíficos, como mal estar geral, pequeno aumento de temperatura, não come, dor de cabeça, náusea, dor de garganta, entorpecimento, irritabilidade, inquietude e sensação de angústia. Pode ocorrer formigamento e dormência no local da mordedura e alteração de comportamento. A infecção progride, surgindo manifestações de ansiedade e hiperexcitabilidade crescentes, febre, delírios, espasmos musculares involuntários, generalizados e/ou convulsões. Pode surgir aumento de salivação, paralisia, alterações cárdio-respiratórias, retenção urinária, obstipação intestinal. O paciente se mantém consciente, com períodos de alucinações, até a instalação de quadro comatoso e evolução para óbito. Observa-se ainda dificuldade de deglutição, dificuldade em respirar, aumento na sensibilidade auditiva, aumento da sensibilidade a luz. O período de evolução do quadro clínico, após instalado os sintomas até o óbito é em geral de 5 a 7 dias.

6. O que fazer em uma situação de agressão animal? Evitar olhar diretamente nos olhos dos animais, pois esta é uma atitude interpretada como desafio; procurar proteger áreas do rosto e pescoço, levantando os braços encobrindo estas regiões; se o animal derrubá-lo no chão, virar de barriga para baixo e proteger as partes citadas anteriormente; procurar manter-se imóvel, até obter ajuda.

7. O que fazer após ser agredido? Quanto tempo após a agressão, deve-se procurar assistência médica? A assistência médica deve ser procurada o mais rápido possível após a agressão. Quanto ao ferimento: deve-se deixar sangrar por pouco tempo; lavar abundantemente com água e sabão e aplicar algum produto anti-séptico. O tratamento profilático deve ser prescrito pelo médico ou enfermeiro, que avaliará o caso indicando a aplicação de vacina e/ou soro. Fornecer informações ao serviço de saúde quanto ao animal: se tem dono, endereço. NUNCA DEVE SER INTERROMPIDO O TRATAMENTO INDICADO.

8. A vacina e/ou soro da raiva pode causar doença? A vacina não causa a doença e normalmente não há reações adversas. A vacina hoje utilizada leva a menor reações adversas, tais como, reações locais (dor, coceira e vermelhidão no local da aplicação). Raramente sintomas como dor de cabeça, náusea, dor abdominal, dores musculares e confusão tem sido relatado. Dor local e febre baixa podem aparecer após aplicação de soro.
9. A raiva pode ser transmitida de uma pessoa para outra? Os únicos casos de raiva humana transmitida de pessoa a pessoa ocorreram entre pessoas que receberam transplante de órgãos.

10. Quais os animais que podem transmitir raiva? Qualquer mamífero pode adquirir e transmitir raiva. No Brasil os reservatórios domésticos mais comuns são: cão, gato, gado e cavalo; e os do ciclo silvestre são: morcego, macaco, raposa e guaxinim.
11. Como posso proteger meus animais (cão e gato) dessa doença? Deve-se vacinar o seu animal (cão e gato) anualmente. Evitar que seus animais fiquem em contato com animais de rua. Notificar autoridades de saúde se houver animais doentes em sua vizinhança, com alteração de comportamento. A posse responsável deve ser estimulada, visando manter a segurança das pessoas e dos animais.

12. Porque meu animal precisa tomar vacina? A vacina protegerá seu animal de adquirir a doença, assim o risco de contrair a doença em humanos diminui.
13. Como evitar agressões por cães e gatos? Deve-se evitar aproximação com animais estranhos; ser cauteloso com animais que estejam se alimentando ou com filhotes; não deixar crianças sozinhas com os animais; não estimular que o animal se torne agressivo, por meio de brincadeiras ou irritando-o.

14. Onde posso obter mais informações sobre a raiva? Deve-se procurar maiores informações junto as Secretarias Municipais de Saúde e Secretarias Estaduais de Saúde.

15. Como reconhecer se um cão é suspeito de raiva? O cão suspeito pode apresentar comportamento alterado, latindo ou rosando; mostrando os dentes, com os pêlos da nuca e dorso eriçados; salivar abundante, ter dificuldade para engolir e apresentar mudanças nos hábitos alimentares e paralisia das patas traseira.

16. Os morcegos podem transmitir raiva? Sim, os morcegos são mamíferos e portanto podem adquirir e transmitir a doença, mas a maioria não são raivosos; porém como não sabemos se o morcego que mordeu estava doente devemos: lavar o local com água e sabão e procurar assistência médica para tomar soro e vacina o mais rápido possível.
17. Como é possível reconhecer um morcego raivoso? Não é possível dizer se um morcego é raivoso apenas olhando-o; só é possível confirmar a doença através de exame laboratorial. Pode-se suspeitar de um morcego raivoso quando seu comportamento está alterado (um morcego encontrado durante o dia, ou incapaz de voar, ou encontrado em um local não usual). Para minimizar o risco, recomenda-se não tocar o animal diretamente.

18. O que devo fazer se eu entrar em contato com um morcego? Se você foi mordido ou a saliva do morcego entrou em contato com seus olhos, nariz boca ou ferimento, deve-se procurar assistência médica imediatamente e se possível, capturar o morcego tomando as medidas de precaução do ítem 20 e encaminhar para unidade de saúde para ser enviado para análise.

19. O que eu devo fazer se encontrar um morcego em casa ou com comportamento alterado? Se encontrar um morcego em casa e tiver a certeza que não houve contato com animais ou pessoas, deve-se fechar portas e janelas, deixando somente o local par o morcego sair. Se houve contato com pessoa ou animal, ou o morcego estiver com comportamento alterado deve-se tentar capturar o animal seguindo as seguintes precauções do ítem 20.

20. Como coletar morcegos em caso de agressão ou encontrado com comportamento alterado? Informar órgão da saúde ou agricultura para coletar o animal. Nunca tente capturar morcegos, pois ao tentar capturar se corre o risco de ser mordido e contrair a doença. Caso tente capturar os morcegos se deve utilizar luvas grossas de couro ou jogar um pano em cima do animal e colocá-lo em uma caixa de papelão e encaminhar para unidade de saúde para análise laboratorial.

21. E qual é o papel do Ministério da Saúde e da SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE no controle da raiva? O Ministério da Saúde, por intermédio da SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE, elabora normas e coordena ações de vigilância, controle e profilaxia da doença, assessora os estados e municípios na implementação e manutenção dessas ações, supervisiona as atividades e fornece a vacina e soro para raiva.